musica,video, origami, filosofia,arte e tudo mais que ocupar meu pensamento...

sábado, 22 de janeiro de 2011

Visual Key

Visual kei (visual kei/bijuaru kei, “linhagem visual” ou “estilo visual”), ou visual rock, é um movimento musical que surgiu no Japão na década de 1980.
Consiste na mistura de diversas vertentes musicais como rock, metal e até música clássica. Uma das peculiaridades desse movimento é a ênfase no visual de seus artistas, muitas vezes extravagante, outras vezes mais leve, mas quase sempre misturada com a androginia, e shows chamativos. No visual kei a música anda sempre ao lado da imagem e vice-versa. (Leia mais na Wikipedia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Visual_kei).

Cada membro de uma banda Visual Kei expressa seus sentimentos ou fantasias compostas pela música através de cabelos pintados e penteados de forma extravagante, roupas, maquiagens, acessórios, encenações trágicas/dramáticas, recorrendo muitas vezes ao simbolismo para ter uma idéia do que eles queriam representar. Essa extravagância na maneira de se vestir também é uma representação do conceito ONI, comumente traduzido como demônio, sem que seja exatamente bem ou mau. Algumas bandas criam histórias e os membros representam personagens
BANDAS :
 X-JAPAN
Na década de 80, surgira umas das bandas pioneiras no JRock Visual Kei e que veio a influenciar diversas bandas da atualidade. X Japan, que iniciou a carreira como NOISE, mudou para X em 1983 e só em 93 adotou o nome atual, alcançou um sucesso considerável no Japão, fato raro para uma banda de rock japonês da época.
Tinham como principais características seu visual chocante e músicas cativantes que iam do peso das guitarras à sutileza do piano.


Algumas das bandas da atualidade adeptas ao visual key sao: The Gazette, L'arc En Ciel, Mucc, entre outras. O som pode variar do punk rock ao power metal,mas sempre com características fortes no visual colorido e quase teatral.


2 comentários: