musica,video, origami, filosofia,arte e tudo mais que ocupar meu pensamento...

sábado, 29 de outubro de 2011

O que é um ser holístico

O termo "holístico" deriva da palavra grega holos que quer dizer Inteiro, Todo, Integral... Quando tratamos algo com abordagem holística, quer dizer que estamos levando em consideração todos os aspectos da situação, ou no caso de uma terapia, todos os aspectos que envolvem a saúde de uma pessoa.

A terapia holística considera que tudo o que envolve o indivíduo, interna ou externamente, tem relação direta ou indireta com os distúrbios a serem tratados. Por isso, mesmo uma indisposição física pode ter origem no plano emocional, assim como também a influência do ambiente em que o indivíduo se situa interfere positiva ou negativamente na sua saúde global.

A abordagem holística considera basicamente 4 pilares para entender o ser humano:
Pilar físico - Pilar emocional - Pilar psíquico - Pilar transpessoal

Esses quatro pilares se relacionam uns com os outros, e quando há um desequilíbrio entre eles, acontecem os quadros de doença ou outros bloqueios na saúde global do indivíduo.

A saúde global só acontece quando os quatro pilares estão em harmonia e equilíbrio. E, este é o maior objetivo das Terapias com abordagem holística. Que você tenha cada vez mais acesso à uma saúde interna e externa em harmonia consigo mesmo e com o meio onde vive, de forma consciente e sustentável.

Os quatro pilares precisam ser alimentados com qualidade quando almejamos a saúde holística.
Não só alimentar o físico, mas alimentar boas emoções e sentimentos elevados, alimentar boas idéias, boas conversas e pensamentos criativos, alimentar também uma espiritualidade sadia no contato com o Sagrado que habita em você. Viver com prazer as pequenas coisas fazendo o que se gosta é sem dúvida o maior e melhor alimento para o seu Espírito!


"Holístico é o espaço de encontro de tudo que a mente humana separa e separou através dos tempos.

Holístico é a árvore da vida em cujos galhos as folhas dançam ao vento da reunião.

Holístico não é nova religião, nem nova filosofia, nem nova ciência, nem nova arte,

nem novo partido político, nem nova forma de pensamento, ação ou sentimento.

Holístico não é nova síntese, nem novo sincretismo, nem novo coquetel espiritualista ou materialista ou os dois...

Nem mistura de novos e/ou velhos ismos e sobretudo não é comércio. Holístico é o calor das mãos dadas, dos corações unidos por cima das diferenças.

Holístico é o encontro do novo com o antigo, do convencional e do não convencional.

Holístico é o encontro da simplicidade de homens de boa vontade. Holístico é o despertar da sabedoria e do amor recalcados por toneladas de conceitos e preconceitos.

Holístico é o trampolim de mergulho na imensidão do real.

Holístico é a descoberta da beleza dos caminhos, das moradas do sem nome. Do “sem nome” a quem tantos nomes deram, criando novas torres de Babel, de mal-entendidos e de guerras.

Holístico é a oportunidade de enfrentar e sair de crises de existência.

Holístico é a descoberta da natureza da natureza, da vida da vida, da consciência da consciência.

Holístico é o abraço do bispo, lama, pastor, rabino, xamã, xeque, swami, gnóstico, e agnósticos, crentes e descrentes, cientistas com artistas e filósofos. Holístico é o desvelar do verdadeiro sentido da sua crença, se ainda tiver. É a passagem da crença ao verdadeiro saber; da sabedoria do amor e da compaixão.

Holístico é o espaço irresistível que atrai todos que querem contribuir para salvar a vida do planeta, pela descoberta da interdependência de tudo, com tudo no grande todo incomensurável, transfinito e atemporal." (Pierre Weil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário